Simbiose de cor e luz


A arte de Clóvis Júnior

A apreciação da obra de Clóvis Júnior é uma verdadeira senha preferencial de ingresso no rico universo das tradições populares brasileiras, que são registradas pelo artista de um jeito lírico inigualável. A tinta acrílica salta da paleta de Clóvis de forma quase mágica e dá vida aos folguedos populares, ao cotidiano de pessoas comuns, aos santos e as santas de tantos devotos e às figuras do imaginário popular compartilhado por muitos de nós.

A obra de Clóvis anuncia um artista que tem um contentamento muito grande de ser latino-americano, brasileiro e, principalmente, paraibano e, para isso, apóia-se em aspectos cenográficos claramente identificados com a história de vida dele, o que a torna eminentemente autoral e coerente, tem um caráter narrativo muito intenso e utiliza-se, na composição, de elementos ornamentais, tais como as árvores estilizadas. Na sintaxe muito peculiar do artista, o primeiro plano e freqüentemente privilegiado, mas, se a obra demanda, outros planos são utilizados com igual perícia. O artista é igualmente versátil no que diz respeito ao tamanho dos suportes de suas obras. Ele é pleno tanto em grandes quanto em pequenos formatos.

De forma magistral, Clóvis foge do cacoete que insiste em apresentar homens e mulheres do nordeste como desafortunados, errantes e fadados a nos despertar piedade e os coloca como partícipes de um mundo pleno de festa, trabalho e pão. O engajamento do artista se dá por uma via mais ampla: ele registra, e registra bem, de forma quase antropológica, os saberes e os afazeres de nossa gente, que resistem à imposição de uma homogeneidade cultural plasmada em valores alheios às nossas matrizes culturais.

Essa resistência cultural sedimenta-se com o apoio de uma harmoniosa combinação de cor e luz. O critério na seleção de cores intensas realça a temática regionalista e confere uma identidade toda particular à pintura do artista. A luminosidade tropical torna-se parceira de Clóvis no realce da riqueza cultural do seu torrão.

No Brasil, onde já tem uma carreira consolidada, Clóvis segue reafirmando, com sua obra, a necessidade de valorização de nossas tradições culturais. A crescente aceitação internacional de seus trabalhos, que mostram nossa densidade cultural de forma colorida e luminosa, transforma Clóvis em embaixador informal do Brasil.


Notícias e Eventos

imagem em destaque
A arte que conquistou Amaury Jr!
Saturday, December 17, 2011 - A arte que conquistou Amaury Jr!

>> todos as notícias [+]


Vídeos

>> todos os vídeos [+]

Adquira sua Obra

Adquira sua Obra
>> saiba [+]

© 2009 - Clóvis Junior - Todos os Direitos Reservados.